terça-feira, 2 de março de 2010

Discriminação no Mercado de Trabalho


Em pleno século XXI, ainda existem casos de discriminação no mercado de trabalho, uma prática no mínimo imbecil e irracional, por parte dos chefões, donos de empresas ou até mesmo responsáveis por contratar novos funcionários.
Hoje em dia, não se pode mais pensar na beleza, ou no que você acha que é beleza. Algumas pessoas gostam de se tatuar, porém marcar o corpo pode ser um empecilho para se conseguir um emprego, além de ser encarado como um pecado, pecado uma atitude que já vem dos primórdios da humanidade, porque nossos ancestrais pintavam seus corpos, ou até mesmo os índios que ainda hoje se marcam. Outras pessoas também gostam de usar brincos e piercings, fruto da moda que impera no nosso mundo atual, apenas mais uma forma de se embelezar, outro fato que também pode ser considerado um obstáculo na conquista de um trabalho.
A questão é: “Será que um brinco na orelha de um homem, vários piercings no rosto, ou até uma ou várias tatuagens espalhadas pelo corpo de uma pessoa tira a capacidade de trabalho de um candidato a um emprego?” Fica a pergunta.
Isso também pode ser considerado uma forma de discriminação. Uma discriminação também muito grave, que pode ser comparada a uma discriminação racial ou sexual, até porque esta é uma prática que, na maioria das vezes, impede uma pessoa, capacitada a assumir qualquer função no mercado de trabalho, de conseguir um emprego, e todos nós sabemos que uma pessoa, para sobreviver, tem que ter um meio de vida, um emprego; então, isso não pode continuar acontecendo.
Enquanto a sociedade não se revolta contra isso, enquanto ninguém reivindica seus direitos (porque ainda não fizeram uma emenda à nossa Constituição, proibindo o uso de brincos e tatuagens para funcionários públicos, federais, ou até funcionários de lojas, shoppings, etc., então, as pessoas têm o direito de usar brincos e tatuagens), ela mesma tem que inventar seus modos de passar em uma entrevista a emprego, tipo: tirando os brincos ou piercings, ou escondendo com roupas ou acessórios suas tatuagens na hora de ser entrevistados.
Infelizmente o nosso mundo atual é cheio de contradições: com tantas inovações tecnológicas, a parte social ainda é bastante atrasada, e o pior é que seu povo acompanha esse retrocesso, principalmente no seu pensar. Esperamos que a situação mude.



Harisson Barros Henriques
09/02/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário