terça-feira, 2 de março de 2010

Direito à Liberdade


A Liberdade é algo que não se compra, que não se dá de presente, é algo de muito valioso que um ser humano pode ter.
Porém a Liberdade, ou as pessoas que a tem, apresentam adversidades. Podemos tomar o exemplo de um ser humano que tem criação de animais silvestres em cativeiro: tal homem tem a sua Liberdade, porém não respeita a Liberdade de um simples animal indefeso, isto é fruto de uma enorme irracionalidade. Mas nem todas as pessoas pensam como a opinião acima escrita, e ainda há seres humanos incapazes de pensar no respeito à Liberdade dos outros.
De onde será que veio essa falta de respeito? Com quem será que o homem aprendeu a cometer tal ato imprudente? Será que essa forma de agir veio dos tempos de outrora em que havia escravidão? Quem poderá responder tais perguntas? Será o homem o culpado de seus atos? Ou será que os animais silvestres têm a culpa de serem valiosos e de despertarem o faro humano por dinheiro? Que Deus tenha piedade de tais homens ou de tais animais, conforme a culpa de cada um.
É bom pensar nisso, pensar com carinho, com respeito, compreensão, sabedoria e atenção. Porque se a culpa é do homem, o próprio homem (nós) deverá rever seus conceitos e ser punido; e se os culpados forem os animais deverá haver alguma pena para os mesmos, quem sabe uma procura ainda maior por estes ou um massacre em massa. Independente de quem for o culpado, terão que ser tomadas severas punições na Justiça da Consciência para que não haja mais o que vem acontecendo.



Harisson Barros Henriques
28/01/2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário