segunda-feira, 15 de março de 2010

Agroecologia: V Festa Estadual da Semente da Paixão


Nos dias 18 e 19 de março deste ano, ocorrerá, na cidade de Campina Grande-PB, a V Festa Estadual da Semente da Paixão. Realizada pela ASA-PB (Articulação do Semi-Árido - Paraíba), a festa terá como tema “Guardiões das Sementes da Paixão: em defesa da Agricultura Familiar Camponesa Agroecológica”, e como destaque a grande concentração no Parque do Povo, de onde sairá uma grande passeata pelas principais ruas do centro da cidade da Borborema.
A proposta é uma socialização entre os agricultores da região em torno de assuntos e modelos de agricultura atuais. Os principais alvos do evento são o uso de transgênicos e a imposição da monocultura: "Vem sendo caracterizado como importante evento de formação e intercâmbio das experiências em curso na promoção da agroecologia na Paraíba. Oportunidade de refletir sobre as ameaças impostas pelo modelo de desenvolvimento tecnológico baseado na monocultura, liberação dos transgênicos e no uso intensivo de agrotóxicos" (blog oficial do evento)
A turma de Agroecologia do IFPB - Campus Picuí se fará presente na Festa, a fim de intensificar os conhecimentos e suas vivências com os agricultores de toda a região, o que nos ajudará bastante no processo agroecológico de produzir sem agrotóxicos e, principalmente, sementes geneticamente modificadas, os transgênicos.
Os agricultores, além de trocarem informações e impactos vivenciados em suas propriedades, ofertam, em ato simbólico, sementes com seus demais companheiros, o que realça o objetivo do evento.
Na próxima semana, postarei fotos, vídeos e notícias de como foi o evento. Até lá!

Para mais informações sobre o evento, como programação, fotos, festas anteriores e seus idealizadores, acesse o Blog Oficial da Festa da Semente da Paixão: http://festasementedapaixao.wordpress.com/

PS.: Devido a uma forte gripe, não pude, infelizmente, comparecer ao evento, motivo pelo qual não postarei nada sobre como ocorreu o mesmo! (19.03.2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário