quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Agrotóxicos usados no país são prejudiciais ao meio ambiente

O Brasil já é o maior consumidor mundial de agrotóxicos e a maioria dos produtos que usa na agricultura é classificado como perigosos ou muito perigosos para o meio ambiente, segundo o relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O Brasil só perde para os Estados Unidos.

É a primeira vez que o órgão faz um estudo completo sobre o uso de agrotóxicos na agricultura brasileira. Pelo estudo, os agrotóxicos são classificados em quatro níveis de “potencial de periculosidade ambiental”. Os da classe 1 são considerados altamente perigosos, os da classe 2, muito perigosos, os da classe 3, perigosos e os da classe 4, pouco perigosos.



Em 2009, 88% dos defensivos agrícolas comercializados no país pertenciam às classes 1, 2 e 3: 1% são da classe 1, 38% da classe 2, e quase metade, 49%, da classe 3. Na avaliação por estados, o panorama é parecido com o nacional, com exceção do Amazonas, onde a maioria dos agrotóxicos comercializados foram do tipo pouco perigoso para o meio ambiente.



O insumo agrotóxico mais comercializado no país em 2009 foi o herbicida glifosato, utilizado em lavouras de 26 culturas diferentes, entre elas arroz, café, milho, trigo e soja. Avaliado na classe 3, de produtos perigosos, o agrotóxico teve 90,5 mil toneladas comercializadas no período.



O relatório pode ser acessado na página eletrônica do Ibama:http://www.ibama.gov.br/qualidade-ambiental/relatorios-de-agrotoxicos/



Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/blogverde/

Nenhum comentário:

Postar um comentário