segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A tão esperada renovação da Seleção Brasileira de Futebol


Após mais um fiasco em Copas do Mundo, a Seleção Brasileira de Futebol passará, nos próximos anos, por uma renovação, visando a Copa de 2014, a ser realizada em nossos solos. Tudo começou na parte de cima: Mano Menezes, ex-Corinthians, assumiu a comissão técnica e, na sua primeira convocação, chamou dez jogadores que nunca sequer vestiram a camisa amarelinha principal.
Toda mudança traz impactos. Dos jogadores que foram ao Mundial deste ano, apenas quatro permanecem na primeira convocação: Thiago Silva, Daniel Alves, Ramires e Robinho. Agora vamos às análises...
O principal problema enfrentado na Copa foi a ausência de criatividade no nosso meio-campo, que só contava com Kaká para tal função e que não vivia um bom momento. Para "resolver" a questão, Mano convocou seus homens de confiança... porém, apenas Paulo Henrique Ganso, do Santos, tem "caixa" para tal. Mano encheu o meio-campo de volantes, que sabem sair com a bola, é verdade, mas que são volantes e não têm capacidade para armar. Uns até foram responsáveis por isso em seus clubes, como Hernanes, ex-São Paulo, mas sem o cacuete de um verdadeiro meia-armador. Atacantes e defensores nós temos de muita qualidade, falta o "cara" para fazer a transição de bola, para que ela chegue aos matadores e ao fundo das redes.
Muita gente boa ficou de fora: Diego (Juventus-ITA) e o próprio Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA) são peças imprescindíveis na Seleção Canarinha. Daí vem outra questão: a renovação deve ser feita com cautela, deve-se existir uma mescla das jovens promessas com os jogadores tarimbados e que já sentiram antes o peso da camisa, como o caso do Gaúcho.
Enfim, a Seleção está aí e amanhã terá seu primeiro teste de fogo, contra os EUA. O torcedor terá que ter um pouco de paciência com os novatos que, com a qualidade que têm, podem fazer nossas alegrias futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário