segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Os dois lados da moeda: vale a pena sediar uma Copa?

Como todos bem sabem, o Brasil será sede da próxima Copa do Mundo (2014). Importantes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Natal, entre outras receberão os jogos das seleções classificadas para a competição. Mas... vale a pena sediar uma Copa? Como tudo na vida, tem seus "prós" e seus "contras"!
A principal questão é a infraestrutura: a FIFA, entidade organizadora dos mundiais de futebol, é altamente exigente, a ponto de querer barrar o estádio do Morumbi, em São Paulo, dos jogos. Sendo assim, o país tem que fazer altos investimentos para melhorar, ao máximo, sua segurança, aeroportos, mão-de-obra turística, enfim... é uma reformulação gigantesca. Serão utilizadas cifras astronômicas para tanto, muitos empréstimos, causando mais um vez endividamento público. Em contrapartida, a população poderá, quem sabe, desfrutar de todo esse processo, depois da realização do evento. Poderá andar mais tranquila pelas ruas, usufruir de atendimento de qualidade em lojas, restaurantes, até mesmo aeroportos.
O desenvolvimento virá, isto é fato! Mas não em todo o país, apenas nas capitais escolhidas para a realização dos jogos. Lógico que não poderia começar do zero em cidades menores, mas, se a população necessita de desenvolvimento, este não deveria surgir às pressas, acelerado pela realização de um evento visto por todo o mundo, e sim já deveria existir nem que fosse em menor expressão, visto que somos um país em desenvolvimento, nome lindo pra "país de terceiro mundo". Nós já melhoramos muito, mas ainda falta muito também.
Em um documentário no canal SporTV, impressionou-me a opinião de um sociólogo da UERJ - justo um sociólogo -, que afirmava e aconselhava a sociedade brasileira a meio que "mascarar" o país: acontece que nós, segundo o profissional apontado, devemos mostrar ao mundo que somos um país que respeita as regras, que tem segurança pública e que faz da sua cultura - futebol, danças afro-brasileiras, gastronomia - uma "razão de viver"... isto seria lindo de mostrar aos outros se fosse realmente verdade, mas nem sempre é! Se os nossos governantes nos mostrarem esta realidade, trabalharem pra que isto ocorra de verdade, é uma filosofia a ser adotada, e, com certeza, devemos passar ao resto do mundo a alegria de ser brasileiro e ter uma nação tão rica de belezas. Reforço, não basta maquear o Brasil e a situação da sociedade! Que se mostre a verdade, ponto! O sociólogo disse, ainda, que o processo tem que ser bastante acelerado, para que as reformulações não fiquem pra última hora e corra o risco de prejudicar a nossa aparição ao cenário mundial.
Tirem suas próprias conclusões! Apesar de tudo, torço muito para que o Brasil seja um excelente anfitrião na Copa do Mundo 2014 e espero ver as mudanças reais in loco!

2 comentários:

  1. É bem a cara do Brasil maquear as coisas mesmo. Mas tenho certeza de que será um excelente anfitrião. Nosso povo tem uma alegria contagiante e em tempos de copa, ôh, nem se fala. Vamos aproveitar o que essa copa trouxer de melhor para o país, pq as coisas ruins acontecem mesmo. E que venham 2014!!!

    ResponderExcluir
  2. Sábio comentário, Amanda! Esperamos todos que tudo dê certo em 2014, e que o Brasil aprenda com as lições que tiver!

    ResponderExcluir