domingo, 13 de junho de 2010

Fim dos Esteriótipos Já!

Muito me impressiona a criação de esteriótipos no mundo atual... são vários exemplos das imagens criadas na cabeça da população, acerca de um determinado povo, região, religião, enfim...
Como fervoroso nordestino, vou começar com meu exemplo local. Várias pessoas das regiões Sul e Sudeste quando vêm para a nossa ficam abismadas com as paisagens, o povo, os pontos turísticos, a cultura, enfim... abismadas porque não imaginavam que nosso lugar fosse assim, isso porque na cabeça deles o Nordeste é uma região pobre, com pessoas morrendo de fome e casas de taipa. Lógico que também existe, mas não só tem isto no Nordeste.
Com a grande veiculação de notícias da África do Sul, em virtude da realização da Copa do Mundo de Futebol, os esteriótipos africanos estão mais em pauta. É impressionante como toda propaganda midiática em relação àquele país envolve crianças negras de pés no chão, barrigas inchadas, correndo atrás de uma bola... não existem apenas crianças subnutridas e sem dinheiro naquele lugar, mas a imagem já está mais que feita!
Por outro lado, o lado da questão sociológica, os esteriótipos servem pra abrir os olhos da sociedade para as desigualdades sociais existentes, e, em especial no segundo exemplo, enxergarem que o esforço financeiro que foi feito pelo país para sediar esta Copa poderia ser revertido emtentar acabar com a fome e a miséria ali existentes, ao invés de movimentar o comércio local, impulsionados pelo capitalismo selvagem. É uma questão muito complexa, mas que merecia um senso crítico aguçado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário